XVII Jornada de Iniciação e Pesquisa Científica e Tecnológica será on-line

O novo formato gera expectativa de ampliar o número de participantes, com estudantes e pesquisadores de outras cidades do Brasil e até de outros países

A exemplo do que tem ocorrido nas instituições de todo o país, este ano, a XVII Jornada de Iniciação e Pesquisa Científica e Tecnológica do Iespes será on-line e está agendada para os dias 25, 26 e 27 de novembro.
A Jornada é o maior evento do Iespes e nos últimos anos tem sido recorde de público, com participação em massa de toda a comunidade acadêmica de Santarém e região, promovendo a iniciação científica e fortalecendo a discussão sobre a importância da pesquisa como fonte do conhecimento em sala de aula e na vida profissional.
A definição do formato on-line gera expectativa positiva entre os organizadores, com a possibilidade de participação de pesquisadores do mundo inteiro. “Como a Jornada era um evento presencial, ficava restrita a pessoas de Santarém e região. Mas agora, sendo on-line, a Jornada 2020 não terá fronteiras. Nosso evento terá o propósito de mostrar a produção do conhecimento científico na Amazônia para o mundo”, destaca o professor Albino Portela, coordenador de Pós-graduação, pesquisa e extensão do Iespes.
O tema deste ano é “A produção do conhecimento na Amazônia: desafios e perspectivas”, mais um motivo para acreditar no sucesso desta edição. A gente sabe que muitos países têm investimentos aqui, o mundo inteiro tem os olhos voltados para a Amazônia, será uma excelente oportunidade de socializar também as perspectivas e os desafios que os pesquisadores da nossa região enfrentam”, reforça Portela.
A submissão de trabalhos também foi prorrogada. Interessados vão poder se inscrever até dia 30 de outubro, na plataforma. Somente a categoria Jovem Pesquisador Ensino Médio foi excluída, devido as escolas não estarem funcionando. Um novo edital foi publicado com a atualização das especificações para o evento on-line.
Os trabalhos podem ser submetidos em diferentes áreas, entre elas: Ciências Biomédicas, Ciências Exatas e Tecnologia, Ciências Humanas e Sociais. Os autores concorrem a premiações.
A XVII Jornada Científica
também faz referência  ao aniversário da Fundação Esperança, mantenedora do Iespes que este ano completa 50 anos transformando vidas na Amazônia, por meio de serviços em saúde, educação, pesquisa e difusão de tecnologia. A programação inclui minicursos, oficinas, palestras, mesa redonda, conferências e apresentação de trabalhos científicos.

Compartilhe:

Tags: , , , , ,