Procrastinação, distração ou fácil desistência: identifique o que mais prejudica o seu estudo e se livre disso

Procrastinar, desistir ou se distrair pode parecer comum, mas quando isso começa a atrapalhar o seu desempenho é hora de ficar alerta.

Uma das coisas mais complicadas é fazer escolhas, porque sabemos que elas são importantes para dar rumo às nossas vidas, embora façamos isso constantemente talvez até sem perceber.


No encerramento do ensino médio, as escolhas parecem mais assustadoras, pois chega-se à porta de entrada para a vida adulta. Caso você não esteja preparado para essas escolhas, pode adiar planos e sua carreira profissional, devido às incertezas e insegurança, principalmente provocadas pelo questionamento “O que eu faço agora?”.


Essas dúvidas podem ser reflexos da maneira como você tem vivido o ensino médio e de algumas posturas adotadas, como procrastinação, distração e a desistência de tarefas que você tem capacidade de cumprir. Tudo isso pode virar uma bola de neve e acabar prejudicando seu projeto de vida profissional.


O conteúdo desse texto foi elaborado especialmente para identificar as situações que mais prejudicam seu estudo e como combatê-las. Nele você receberá dicas que ajudarão tornar mais fáceis as tarefas diárias e as escolhas para fazer o vestibular  e entrar no mundo acadêmico.


Siga em frente e acompanhe as explicações.


1.   O que pode atrapalhar seus estudos


Procrastinação


O resultado dos estudos vem a longo prazo e é preciso muita dedicação para que ele seja positivo. Por isso, muitas vezes você acaba deixando algumas tarefas de lado e se distrai adquirindo o vício da procrastinação.


Em geral, assistir a um programa de TV, redes sociais ou mesmo a contemplação do “nada” são motivos para deixar os estudos para depois. Esse hábito é o tão falado procrastinar – que significa adiar algo. Ou também podemos dizer: “enrolar”.


Você se identificou com essa a situação? Espero que não se sinta culpado ou arrependido, pois há solução para tudo, e elas vão te ajudar na preparação para o vestibular.


Veja as dicas do coordenador do Núcleo de Apoio Acadêmico e Pedagógico (Naap) do Instituto Esperança de Ensino Superior (Iespes), Paulo Marcelo Pedroso Pereira, para combater a procrastinação:


Local de estudos


O espaço usado para o estudo é fundamental para ajudar no aprendizado. Para aumentar a sua concentração é preciso adaptar o ambiente a seu favor e afastar distrações (celular, TV, som, conversas paralelas).


Monitore seu tempo


Você é a única pessoa que saberá as suas necessidades quanto ao tempo. Montar um cronograma de atividades durante a semana e dividir o conteúdo a ser estudado é uma maneira simples de abandonar o vício da procrastinação.


O plano deve ser seguido à risca, caso contrário, você pode perder todo o seu esforço.


Se recompense


Ao alcançar o objetivo do dia, se dê um presente, algo que traga prazer, use a criatividade. Assim, a motivação para estudar está garantida. Lembre-se também de descansar, pois cérebro cansado não rende. As pausas programadas te ajudarão a manter o foco.


Não se cobre muito


Quando perceber que procrastinou, não se odeie. Perdoe-se. Aceite e bola pra frente. Não carregar essa culpa vai ajudá-lo a se tornar mais produtivo. Entretanto, não deixe para amanhã o que pode fazer hoje.


Distração


Como você tá indo na escola? Tem saído muito para ir ao banheiro ou ir beber água? Demora para volta à sala de aula ou não presta atenção no conteúdo ministrado pelo professor? Provavelmente você não consegue se concentrar nas atividades e se distrai facilmente.


A distração tem dois significados principais. O primeiro é diversão, lazer. O segundo é falta de atenção, pouca concentração. Não se preocupe, muita gente passa por isso e há solução para esse problema.


O nosso cérebro é uma máquina que não para. Com tantas informações, é natural que ele precise bloquear algumas para conseguir processar outras, o que basicamente gera distração.


Em tempo de estudo para o vestibular ou Enem e ficar se distraindo não é um bom sinal. Enquanto você fica desatento, outras pessoas estão passando à sua frente. Então, temos algumas dicas para você:


Escolha o melhor horário para estudar


O tempo influencia na absorção do aprendizado. Portanto, você deve escolher em qual horário estará mais disposto a estudar. Dessa forma você renderá ainda mais nos estudos.


Se afaste das coisas que causam distração


Quanto menos contato você tiver com coisas que te causem distração, menos estimulado seu cérebro será às atividades externas ao seu estudo. Por exemplo: deixe o celular no silencioso enquanto estuda lendo livros. Os sons emitidos pelo aparelho causam distração instantânea.


Use apenas o necessário


Não adiantará nada você colocar computador, livros e o celular sobre uma mesa se não usará todos eles para estudar. Usar somente os recursos necessários e você ficará mais focado.


Diversifique seus estudos


Se você se propor a ler um livro inteiro da matéria em um só dia, você vai achar tedioso e não vai conseguir se manter atento ao cumprimento dessa tarefa. Por isso, busque formas de manter seus estudos interessantes através da diversificação das matérias ou das formas.


Videoaula, mapa mental e leituras te ajudarão na assimilação mais rápida de conteúdo.


É necessário também que você tenha intervalos. Nesse momento, seu cérebro é seu melhor amigo. Cuide dele com carinho.


Fácil Desistência


Se você procrastinou seu tempo e tem perdido constantemente a atenção nas atividades, bem provável que também tenha desistido de executar tarefas essenciais aos estudos.


Uma das características de quem desiste facilmente é achar que não pode fazer melhor determinada ação, como os deveres de aula, e sempre para nas primeiras dificuldades encontradas com os exercícios.


Ao longo da vida estudantil, hora ou outra, ocorrerá imprevistos que podem atrapalhar você nessas tarefas. Não faça disso rotina! Lembre-se que é o seu esforço que o levará às conquistas profissionais.


Além de seguir as dicas para combater a procrastinação e distração, você precisa ser o motor do seu esforço. Deu errado? Motive-se e recomece.


Não desanime se algo der errado e quebrar a sua rotina. Respire fundo e retome as atividades com mais força de vontade. Todos estamos sujeitos a períodos de desânimo, mas o importante é nunca desistir e manter o foco na sua entrada no mundo acadêmico.


Um pé dentro da faculdade


Antes de prestar vestibular é preciso que você esteja preparado às mudanças que estão por vir. Para ter certeza de que você está no caminho certo é preciso conhecer além do comum. Quanto mais áreas você conhecer, mais certeza terá da sua escolha inicial.


Elenque o que você gosta de fazer com maior potencial e vá em busca de áreas que se assemelham com suas escolhas. Quanto mais pesquisar, melhor. Dessa forma você esclarece mais as dúvidas sobre as áreas de conhecimento.


Núcleos acadêmicos: um amigo para todas as horas


Há setores especializados nas instituições de ensino superior que auxiliam os estudantes quanto à escolha nos cursos que optaram fazer no mundo acadêmico. Sim, você ainda pode chegar confuso à faculdade.


Os Núcleos Pedagógicos têm entre as funções dialogar sobre as diversas habilidades dos alunos ajudando-os a entender esse novo universo. Ou seja, se você ainda tem dúvidas sobre a área profissional que quer seguir, pode recorrer a essa ajudinha.


Os conhecimentos utilizados pelos profissionais do Naap são da neurociência, fundamentada nos estudos sobre as diferentes áreas do cérebro e como elas se desenvolvem.


“Dependendo do contexto em que a pessoa cresce, as áreas motoras se desenvolvem mais. Para outras, o desenvolvimento se dá nas áreas sociais, ou nas habilidades lógico-matemáticas, e assim por diante. Nesse sentido, orientamos os alunos a identificar as afinidades e como eles podem potencializar isso”, explicou Paulo Marcelo Pedroso Pereira, coordenador Núcleo Acadêmico e Pedagógico do Iespes.


O diferencial do Naap do Instituto Esperança de Ensino Superior (Iespes) é o atendimento direcionado, no qual atuam profissionais que auxiliam alunos com dificuldades na aprendizagem e direcionam os acadêmicos à didática do componente curricular da área de conhecimento.


Se precisar de ajuda, agora você sabe aonde buscar. 

-----

 Vestibular Agendado com inscrições abertas. Escolha a sua data e agende a sua prova: bit.ly/vestibularagendadoiespes2019.


Compartilhe:

Tags: , , , , ,