Acadêmicos de Fisioterapia do Iespes realizam estágio da disciplina Saúde Coletiva com trabalhadores

O objetivo do estágio é capacitar os alunos quanto à percepção da saúde do trabalhador

Acadêmicos da turma do 8º semestre noturno de Fisioterapia do Iespes estão realizando estágio da disciplina Saúde Coletiva nas empresas Endicon (Celpa), Fundação Esperança e em uma das agências dos Correios de Santarém.

Para o professor Fábio Abreu, essas atividades são importantes tanto para a empresa quanto para os acadêmicos. “Com essas atividades os alunos podem vivenciar e conhecer os serviços da fisioterapia dentro das empresas, além de observar as dificuldades e os benefícios da atuação. Para os funcionários, é um local que eles têm para tratarem dores apresentadas devido o trabalho, além de um momento de relaxamento para terem mais disposição para o desempenho das atividades”.


O objetivo do estágio é capacitar os alunos quanto à percepção da saúde do trabalhador. Entre as atividades realizadas, os alunos trabalham a prevenção da síndrome de Burnout, que é um problema de saúde decorrente do acúmulo de estresse e torna o dia de trabalho um sacrifício.

As características envolvem nervosismo, sofrimento psicológico e problemas físicos, como dor de barriga, cansaço excessivo ou tonturas. Além disso, os atendimentos prestados aos funcionários incluem ginástica laboral, avaliação ergonômica e levantamento de dados sobre o perfil dos trabalhadores.

Compartilhe:

Tags: , , , , ,