Estudantes do CEPES e IESPES ofertam ações em saúde na Semana do Maçom

Ação filantrópica é promovida anualmente pela Loja Maçônica Esperança do Tapajós

Texto: Henrique Britto | Edição: Adriana Pessoa
Estudantes do Instituto Esperança de Ensino Superior - IESPES e do Centro de Educação Profissional Esperança - CEPES, participaram de ação solidária durante a Semana do Maçom, a convite da Loja Maçônica Esperança do Tapajós, em parceria com outras instituições de Santarém. Emissão de documentos e ações em saúde como vacinação, aferição de pressão arterial, testes de glicemia, nutrição e escutas psicológicas, foram realizadas na quinta-feira, 18, para os moradores no bairro Maracanã, zona oeste do município.


Dentre os beneficiados com os serviços gratuitos, estava a dona de casa Virlene da Silva. Além da emissão da primeira via da carteira de identidade do filho, ela aproveitou para colocar a vacinação da Covid-19 em dia. "É sempre bom recebermos esse tipo de programa porque encontramos vários serviços num só lugar. Gostei muito, estão de parabéns".


Quem optou pela atenção à saúde mental, contou com o apoio das psicólogas da Clínica-Escola de Psicologia do IESPES, Jacqueline Galvão, Paula Vasconcelos e Mayara Biá. Um acolhimento fundamental, dada a demanda crescente provinda de questões sociais e pessoais. "Nesse sentido, a atuação psicológica para famílias carentes é de suma importância para adesão ao cuidado com a saúde mental", explicou Jaqueline. 

Emissão gratuita de documentos também foi ofertada (Foto: Reprodução/ Celiane Farias)

Para a nutricionista Yasmim Alencar, uma das parceiras da ação, quando um profissional atua de maneira voluntária, retorna à sociedade os conhecimentos adquiridos durante a sua formação. "Tenho uma frase que sempre levo comigo: 'Um diploma engavetado não movimenta o mundo, mas um diploma aberto sim', então nós precisamos de mais diplomas abertos, para ajudar o próximo. Por isso, sou grata a Fundação Esperança pelo convite para estar aqui hoje".


A Semana do Maçom

A Semana do Maçom ocorre anualmente, ao mesmo tempo, celebra-se a proclamação da Independência do Brasil ano de 1822 (20 de agosto), que teria ocorrido por influência da comunidade maçônica. Este ano, bicentenário da Independência.


De caráter universal, a Maçonaria é uma associação iniciática, filosófica, filantrópica e educativa.  Por todo país, durante a celebração, lojas se reúnem com demais instituições para promover ações de auxílio aos mais necessitados. Membro da Loja Maçônica Esperança do Tapajós, o coordenador do projeto em Santarém Alexandre Sherer destacou o papel do trabalho para a realização da semana. 


"A nossa ideia é um movimento de cidadania. O papel da maçonaria é auxiliar a igualdade, a fraternidade, a população de modo geral. Mas, isso só é possível graças aos nossos parceiros. Quero deixar aqui nosso agradecimento a Fundação Esperança, IESPES e CEPES que serão nossos parceiros de longa data, por terem aceitado nosso chamado", finalizou o advogado.

Compartilhe:

Tags: ação, voluntário, semana do maçon, iespes, fundação esperança, Cepes