Acadêmicos do IESPES participam de ação integrada entre CEEJA e Escola Júlia Passarinho em programação pelo Dia do Estudante

Atividades pedagógicas de saúde e bem estar aos alunos da instituição, foram realizadas pelos acadêmicos dos cursos de Pedagogia, Enfermagem e Estética e Cosmética

Texto: Henrique Britto | Edição: Adriana Pessoa

Em comemoração ao Dia do Estudante, a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Júlia Gonçalves Passarinho promoveu uma ação integrada com o Centro de Educação de Jovens e Adultos - Ceeja Santarem, e contou a parceria do cursos de Estética e Cosmética, Pedagogia e Enfermagem do IESPES. Atividades pedagógicas de saúde e bem estar foram realizadas pelos acadêmicos na tarde da sexta-feira, 19.


O objetivo da ação integrada foi celebrar o Dia do Estudante proporcionando aos alunos o contato com possíveis áreas de formação, por meio de esclarecimentos práticos e teóricos. "É a primeira vez que trazemos essa parceria à escola. Hoje nós contamos com uma professora que também é docente no IESPES, então essa ação, além de mostrar o papel do Ceeja, mostra aos alunos as possibilidades à frente do ensino médio", explica a coordenadora do Ceeja Santarém, Eny Cristina Fernandes.

Atendimentos básicos de saúde foram ofertados pelos acadêmicos do curso de Enfermagem (Foto: Reprodução/Rafael Ferreira/Ascom Fundação Esperança)

"Isso para nós é de fundamental importância e necessidade. Somos uma escola de periferia e muitos de nossos estudantes têm poucas oportunidades e quando nós conseguimos trazer o ensino superior para dentro da escola isso traz resultados muito positivos para nossos alunos", aponta a diretora da escola, Kellisângela Serrão.


No lazer, o aprendizado

Foi a primeira vez que a a estudante Emily Porto participou de ação desse tipo. Cursando o 3º ano do ensino médio, ela afirma que a solidão causada pela pandemia da Covid-19 resultou na evasão de estudantes das escolas, mas, que ao unir o lazer ao conhecimento, estimula-se o interesse pelo estudo. "É muito bom quando a gente vê de perto como é prática desses cursos. Muitas vezes não sabemos o que queremos para a vida e, só panfletos não são suficiente. Gostei demais da ação e tenho certeza que quando eu conhecer o IESPES de perto vai ser ainda melhor".


A docente do IESPES, Ana Betânia ressalta que a atuação dos acadêmicos nessa troca de experiências também é importante para aprendizado fora da sala de aula. "É em meio a essas práticas que os nossos acadêmicos estabelecem a relação 'Teoria x Prática'. É a vivência de tudo que é discutido em sala. Nessas práticas na comunidade, o laboratório passa a ser em tempo real e o acadêmico também pode acompanhar seu progresso", destaca a pedagoga. 


Parcerias e possibilidades

O foco na prática está presente desde os primeiros semestres dos cursos do IESPES. Membro da Liga Acadêmica de Estética e Cosmética - LAESC, a acadêmica Simone Santana conta que começou a atuar em ações externas ainda no primeiro semestre. Para ela, esse contato frequente agrega valores aos conhecimentos. "A cada nova ação, um realidade diferente. Para nossa formação profissional, muitos impactos".

Familiares dos alunos também aproveitaram as atividades promovidas pelos acadêmicos do curso de Pedagogia (Foto: Reprodução/Rafael Ferreira/Ascom Fundação Esperança)

A coordenadora do curso de Pedagogia, Eli Tapajós destaca que estar presente em ações do tipo é dar continuidade ao cuidado e atenção social, antes encabeçado pelo fundador da Fundação Esperança, Frei Lucas Tupper. Ela afirma que a manutenção desse elo com a comunidade fortalece a produção do conhecimento. "São vínculos essenciais que não só mostram o trabalho desenvolvido pela Fundação, mas, ao mesmo tempo, apontam aos nossos acadêmicos possibilidades de construção da carreira profissional", finalizou.

Compartilhe:

Tags: ação esperança, projetos, parcerias, pedagogia, estética e cosmética, enfermagem